SARDINHA
Uma espécie em extinção?
Sobre a Sardinha...
As sardinhas, também chamadas de manjuas, são peixes que pertencem à família Clupeidai.
As sardinhas costumam ter pequenas dimensões (entre 10–15 cm de comprimento).
Características:
-
Possuem apenas uma barbatana dorsal sem espinhos;
-
Ausência de espinhos na barbatana anal;
-
Caudal bifurcada;
-
Boca sem dentes;
-
Maxila curta;
-
Escamas ventrais em forma de escudo.
"Em 2017, a população de sardinha no mar ibérico atingiu níveis dramáticos e o Conselho Internacional para a Exploração do Mar considera que seriam necessários, pelo menos, 15 anos de suspensão total da pesca para repor o stock em níveis aceitáveis."
Fonte: Wikipédia

"A sardinha é o peixe da costa portuguesa mais valorizado do mercado: o rendimento gerado em lota pela venda da sardinha é quase o triplo da produzida pela venda da cavala, por exemplo, ou o dobro do que o dinheiro gerado pela venda do carapau aos compradores. Mas a mina de ouro que poderia ser a pesca da sardinha está longe de estar ao alcance dos pescadores: desde 2010 que a quota de pesca permitida para o novo caviar português tem baixado ano após ano. A quota deste ano — 14 mil toneladas — é cerca de quatro vezes mais baixa do que as toneladas permitidas há sete anos."
Fonte: Observador
"A sardinha tem ciclos de produção e neste momento está em baixa. Controlar as pescas é a forma mais rápida de garantir que o recurso não se esgota – e que se vai voltar a pescar com fartura."
Fonte: Observador
